Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

240 campanhas foram suspensas em 2012.

Número, do Conselho Nacional de Autorregu­la­men­tação, é o maior em três anos. Parte dos anúncios tirados do ar foram denunciados por consumidores.

No ano passado, a publicidade brasileira registrou o maior número de campanhas suspensas em três anos. Foram 240 anúncios sustados, o maior volume desde 2009, quando o Conselho Nacional de Autorregulamentação (Conar) pediu a proibição de 268 peças. As campanhas passam pelo crivo do Conar após denúncias de consumidores, autoridades e dos concorrentes. O próprio órgão pode abrir processos se julgar necessário.

 Dos 357 processos abertos em 2012 (alguns acabam arquivados), 177 vieram após queixas dos consumidores. Foi o maior número da história do Conar, que começou o levantamento em 1997. Até então, o recorde havia sido em 2003, quando foram instaurados 164 processos após reclamações dos consumidores.

 Muitas vezes, nem é necessária a ação do Conar. O próprio anunciante acaba desistindo da campanha após a repercussão negativa. Foi o que aconteceu com a Volkswagen, que tirou do ar, na quarta-feira, um comercial do Gol. Na propaganda, o motorista, ao perceber a presença de um gato preto sobre o capô do hatch, usa o jato de água do para-brisas para espantar o felino. Nesse momento, o locutor anuncia: “Não dá para contar só com a sorteâ€. O comercial foi alvo de manifestações de associações de defesa dos animais na página da montadora e nas mídias sociais.

 Conflito

 O presidente do Sin­­dicato das Agên­­cias de Pro­­paganda (Si­­napro) do Paraná, Rodrigo Rodrigues, diz que a montadora tomou a melhor decisão. Para ele, a empresa deve evitar conflitos, mesmo que não concorde com as reclamações. E em época de força total para o politicamente correto e repercussão rápida nas redes sociais, as agências precisam estar preparadas.

 Segundo Rodrigues, as associações e sindicatos que reúnem essas empresas promovem encontros e cursos regularmente para transmitir aos profissionais todas as informações sobre as regras do Conar e também sobre o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele lembra que os temas mais delicados são infância, bebidas alcoólicas e medicamentos.

 As regras e o risco da repercussão negativa exigem que os profissionais pensem nos possíveis impactos ainda durante o processo de criação. Ale Tauchmann, diretor da Taste, diz que num primeiro momento não existem filtros, mas depois a equipe vai lapidando a ideia até chegar ao resultado final.

 Rodrigo Rodrigues afirma que vê com pesar algumas atitudes radicais que cerceiam a liberdade de quem cria. A comunicação fica mais chata, menos criativa, e o consumidor vai sendo impactado.

Casos

Conheça algumas campanhas que geraram polêmica em 2012 e que acabaram sendo suspensas

Viral

A peça publicitária “Dieta do Sexoâ€, veiculada em redes sociais pela empresa DKT Internacional, detentora da marca de preservativos Prudence, foi suspensa pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Em formato de tabela calórica, o viral intitulado “Dieta do Sexo†dizia que tirar a roupa de uma mulher queima 10 calorias, enquanto fazer o mesmo sem o consentimento da parceira consome 190 calorias. Entidades de proteção aos direitos da mulher afirmaram, na época da divulgação, que a campanha incentivava a violência sexual.

Sobre as águas

A Red Bull lançou uma propaganda em que o personagem principal era Jesus Cristo, que bebe o energético e caminha sobre as águas, fazendo referência a uma passagem bíblica. O Conar interpretou que o comercial fazia uma ofensa a moral religiosa e recomendou a suspensão imediata.

Invisível

A cerveja Nova Schin foi para a televisão no ano passado com uma peça em que um grupo de amigos imaginava como seria se eles fossem invisíveis. Eles corriam atrás das mulheres de biquíni na praia, cutucando-as. O comercial recebeu tanta reclamação, por possuir conteúdo que poderia remeter ao estupro, que bombou nos trending topics do Twitter.

Estagiário

No caso da Peugeot, o Conar pediu que uma campanha envolvendo um estagiário fosse suspensa por desrespeitar a figura do profissional. No filme, ele é pisoteado por clientes de uma concessionária e tratado de forma irreverente pelos vendedores.

Racismo

O anúncio da nova embalagem do azeite Gallo teve de ser modificado por decisão do Conar. A peça foi considerada racista. O texto da propaganda dizia: “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurançaâ€.

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