Dedicamos esse espaço para a temática central "inteligência estratégica", pois acreditamos que sem a estratégia nenhum projeto, ação ou processo possui sentido.
A (re)invenção das revistas.
Em Fórum da Aner realizado em São Paulo, editores de revistas discutem desafios da mÃdia na era da mobilidade.
O entendimento da revista como mÃdia portátil e os desafios dos editores diante do crescimento do acesso à internet via smartphones e tablets permearam boa parte das discussões do VI Fórum de Revistas da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), realizado na última quarta-feira, 24, no hotel Renaissance, em São Paulo. Reunidos para debater os rumos do mercado, gestores de grandes grupos de mÃdia, jornalistas, publicitários e acadêmicos expuseram cases de integração entre canais online e off-line, formatos de monetização, além de erros e acertos experimentados.
Em surpreendente e improvável apresentação, a CEO do Femina Group, Svida Alisjahbana, mostrou como é produzir revistas femininas na Indonésia, maior paÃs muçulmano do mundo. “No fundo, mulheres do mundo todo, seja do lado Ocidental ou do Oriental, têm os mesmos medos, anseios, desejos. Apesar das diferenças religiosas e culturais, temos muitas similaridades com o Brasil. Os hábitos de acesso à internet, uso de aparelhos celulares e gostos são parecidos. E eles, inevitavelmente, nos dias de hoje, passam pela internet, pelo celularâ€, revelou.
Mobilidade, inclusive, foi tema recorrente entre os debatedores do evento. Pedro Doria, editor executivo das plataformas digitais de O Globo, defendeu que edições especiais para smartphones e tablets devem atender a objetivos diferentes do que se oferece a mÃdia impressa. “Observamos que as pessoas consomem hard news no celular, mas têm interesse em ler conteúdo analÃtico e inteligente no tabletâ€, completou. Doria apresentou o formato escolhido pelo diário carioca para seus diferentes canais, entre eles, uma edição exclusiva para tablet que aumentou significativamente o número de downloads de aplicativo do jornal O Globo por usuários dos sistemas operacionais móveis iOS e Android.
Credibilidade e Tratamento Editorial – A internet e, mais especialmente, as redes sociais, ampliaram as possibilidades de produção e compartilhamento de conteúdo. Neste contexto, o Fórum levantou a questão: como manter o valor do conteúdo editorial, tratado de forma jornalÃstica? Para o diretor de redação da Veja, EurÃpedes Alcântara, o segredo está no tratamento dado ao fato. “Qualquer um consegue relatar um fato no Twitter, mas são os jornalistas que darão uma abordagem profissional ao fato. Assim, a internet não é uma fonte, e sim um meioâ€, defendeu.
Além do tratamento editorial, credibilidade foi outro ponto destacado para diferenciar a valorizar a marca de uma revista na avalanche de dados da web. “O papel do jornalista passa a ser de curador, de certificador da informação. É assim que se garante a qualidade e a credibilidade da informaçãoâ€, analisou Marcelo Rech, diretor geral de jornais do Grupo RBS.
Editor do Ano – Durante o evento, a Aner homenageou o presidente do Grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, com o Prêmio Editor do Ano 2012 pelo conjunto da obra do publisher. “Não deixa de ser um encontro de famÃliaâ€, disse o presidente da Aner, Roberto Muylaert, ao entregar o prêmio a Salles Neto.