Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.
Amazon vs Netflix vs Hulu.
Competidores do mercado de streaming devem começar uma batalha publicitária em breve. Abaixo, o CEO da Netflix, Reed Hastings.
Ao longo das últimas décadas pudemos observar o embate publicitário no mercado das cervejas, dos refrigerantes, dos aparelhos celulares, dentre outros tantos. Mas a pergunta que fica é: Quem serão os próximos combatentes da escola de Coca-Cola e Pepsi, ou Apple e Samsung? A resposta pode ser encontrada no mercado streaming, que é apontado como um dos principais meios em termos de gastos com publicidade do futuro; e é o espaço onde estão “novas†gigantes do universo digital, como Netflix , Amazon e Hulu.
 Até agora, esses serviços de streaming ainda não se confrontaram no âmbito da publicidade, mas isso tende a mudar. Isso porque o número de assinantes e conteúdo oferecido pelos três serviços estão crescendo em uma velocidade surpreendente; e, consequentemente, aumentando a concorrência entre eles.
 A Netflix, por exemplo, oferecia cerca de mil filmes e séries quando começou o serviço de streaming em 2007. Agora, o conteúdo aumentou consideravelmente e a empresa possui mais de 29 milhões de assinantes nos Estados Unidos. No caso da Amazon, a oferta de 40 mil tÃtulos e episódios desde 2011 e os mais de dez milhões de assinantes mostram a força comandada Jeff Bezos. Enquanto o Hulu, bancado por seus proprietários (Comcast , Disney e 21st Century Fox) recebeu um aporte de US$ 750 milhões, registrando receita US$ 695 mil no ano passado – e hoje computa mais de quatro milhões de assinantes. Além disso, estes fatores somam-se ao fato de que os três serviços estão incluindo, cada vez mais, conteúdo exclusivo.
 Como resultado, o número de visitantes e tempo gasto nos serviços estão aumentando consideravelmente. De acordo com uma pesquisa da Nielsen realizada este ano, cada usuário gasta, em média, 08h20min por mês nas plataformas de streaming – cerca de três horas a mais do que a registrada no ano anterior.
 Com todas essas informações, podemos dizer que é só uma questão de tempo antes de uma guerra publicitária explodir. Sintomas disso aparecem em uma pesquisa feita pela Kantar MÃdia, que mostra os gastos de publicidade das três empresas. O estudo mostra que a Netflix gastou com publicidade cerca de US$ 160 milhões no ano passado – mais da metade com anúncios online.Â
Enquanto isso, a Hulu investiu cerca de US $ 40 milhões; e Amazon aparece em seguida, com um gasto superior aos US$ 10 milhões em anúncios.
 Obviamente, estes gastos com publicidade são muito baixos se comparados com outros setores, como automotivo, redes de fast food, cinemas e lojas de departamento. Entretanto, estas empresas ainda não começaram a rivalizar com os anúncios, porque ainda não competem diretamente. Na realidade, o mercado de streaming ainda apresenta um extenso campo para se trabalhar, e a competição deve acontecer quando esse campo for mais limitado.
 Essa guerra publicitária deve acontecer em breve, porque o espaço de streaming de vÃdeo está se expandindo rapidamente – e além de Netflix , Amazon e Hulu, outras empresas estão de olho neste mercado.
 Com informações do AdAge