Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Dez anos de intensas transformações.

Mark Zuckerberg celebra aniversário do Facebook com usuários por meio de vídeo e aplicativo que faz retrospectiva da vida de cada um desde o ingresso na rede social.

Para comemorar os dez anos do Facebook, completos nesta terça-feira, 4, o CEO Mark Zuckerberg e sua equipe prepararam um vídeo e um aplicativo para juntar os usuários na “festa†pela data. No filme, crianças celebram aniversário com direito a bolo, brincadeiras, fogos de artifício e uma mensagem: “é incrível ter dez anosâ€. No final, vem o ícone de “curtirâ€, botão que é uma das marcas da rede social e que surgiu apenas em 2009. No aplicativo https://www.facebook.com/lookback, o usuário tem apenas de clicar no vídeo que ele faz uma retrospectiva entre posts e fotos. O filme pode ser compartilhado pela rede.

Zuckerberg, um dos fundadores da rede, postou uma mensagem agradecendo exatamente ao usuário. “Tem sido uma maravilhosa jornada até agora e sou muito grato por fazer parte disso. É raro ser capaz de atingir a vida de tantas pessoasâ€, escreveu. Hoje, são mais de 1.2 bilhão de usuários ativos mensais. No Brasil, esse número chega a 83 milhões, conforme informado pelo escritório nacional. Usuários ativos diários? São 52 milhões por aqui, tornando o País um dos mais importantes mercados para o Facebook (leia a entrevista do diretor-geral da operação brasileira da rede, Leonardo Tristão:

No post de agradecimento, Zuckerberg comenta que muitos o perguntam se ele tinha ideia do que a rede se tornaria. Ele não tinha nem uma mínima pista disso. “Lembro de estar dividindo pizza com meus amigos uma noite na faculdade logo depois de ter aberto o Facebook. Eu disse para eles como estava entusiasmado em ajudar a conectar nossa comunidade na universidade, mas algum dia alguém teria de conectar o mundo inteiro. Sempre pensei que isso era importante: dar às pessoas o poder de compartilhar e se conectar, dando força para que elas construíssem suas próprias comunidadesâ€. 

O CEO do Facebook assegura que não há empresa no mundo tão atenta a essa missão: conectar o mundo. Zuckerberg se recorda que, quando essa história começou, ele e seus colegas (Dustin Moskovitz, Chris Hughes e Eduardo Saverin) eram apenas estudantes em Harvard, com recursos bem inferiores a de qualquer grande empresa que poderia ter aderido a essa proposta. E pontua: “enquanto alguns duvidavam que conectar o mundo não era importante de verdade, nós fomos construindo (a rede). Enquanto outros duvidavam que isso era sustentável, nós criamos conexões duradouras.â€

Zuckerberg acrescenta que está ainda mais entusiasmado com os próximos dez anos do que com os resultados da primeira década de existência. “Os primeiros dez anos se tratavam de iniciar esta rede. Agora nós temos os recursos para ajudar as pessoas no mundo todo a resolver problemas ainda mais importantesâ€.

O futuro

“Hoje apenas um terço da população mundial tem acesso à internet. Na próxima década, nós temos a oportunidade e a responsabilidade de conectar os outros dois terços. Hoje, as redes sociais são principalmente sobre compartilhar momentos. Na próxima década, elas também vão ajudar a responder perguntas e resolver problemas complexos. Hoje, temos apenas algumas maneiras de compartilhar nossas experiências. Na próxima década, a tecnologia vai nos permitir criar muito mais maneiras de capturar e comunicar novos tipos de experiências.” 

O CEO do Facebook pontua que os usuários adotaram as ferramentas da rede para compartilhar momentos felizes e dolorosos, para criar famílias ou manter as já existentes unidas, para lançar serviços e construir pequenas empresas. E agradece: “obrigado por fazer parte dessa jornadaâ€.

Dez estatísticas

Para conhecer mais da empresa que ajudou a transformar o mundo digital, confira alguns dados do Facebook:

1 – 201.6 bilhões de conexões
Desde fevereiro de 2004

2 – 1.23 bilhão de usuários ativos por mês
Em dezembro de 2013

3 – 945 milhões de usuários ativos mensais em produtos móveis do Facebook
Em dezembro de 2013

4 – Em média, mais de 6 bilhões de “curtidas†por dia
Em dezembro de 2013

5 – 400 bilhões de fotos compartilhadas no Facebook
Desde outubro de 2005

6 – 7.8 trilhões de mensagens enviadas por meio do Facebook
Desde o início de 2012

7 – Total de 77.2 bilhões de posts com localização marcada
Até janeiro de 2014

8 – Aproximadamente, 81% dos usuários ativos diários da plataforma estão fora dos Estados Unidos ou Canadá
Em dezembro de 2013

9 – Mais de 25 milhões de páginas de pequenas empresas
Em novembro de 2013

10 – 6.337 funcionários ao redor do mundo
Em dezembro de 2013 

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012