Dedicamos esse espaço para a temática central "inteligência estratégica", pois acreditamos que sem a estratégia nenhum projeto, ação ou processo possui sentido.
Microsoft se redesenha e enfrenta Apple.
Plano inclui estratégia inédita para a operação de advertising no Brasil, uma das cinco maiores do mundo.
Por Débora Yuri
 “A Microsoft vive um novo momento, globalmente e no Brasil. A empresa está numa nova era. E também está reinventando a sua estratégia de publicidade.†Esse é o resumo da história que Marcos Swarowsky, diretor da Microsoft Advertising no PaÃs, contou à  ProXXIma.
 A história tem passado, presente e futuro. Gigante mais antiga da tecnologia, a companhia criada em 1975 pelos amigos de colégio Bill Gates e Paul Allen decidiu, no ano passado, mudar os seus pilares para enfrentar a concorrência. Num mercado cada vez mais dominado pelos gigantes dos novos tempos, Apple e Google, ela quer deixar de ser vista apenas como uma empresa de softwares. Quer ser reconhecida por seus dispositivos e serviços. O objetivo, agora, é oferecer a melhor experiência ao consumidor final.
 Swarowsky explica que, com a explosão dos múltiplos devices, o consumidor se acostumou à expectativa de ter uma experiência completa. E a solução completa, diz, só é possÃvel se você prover device, software, serviço e advertising.
 “Em relação ao tipo de experiência, a Apple elevou muito a barraâ€, ele reconhece. “Hoje, temos quatro grandes empresas do setor investindo em prover ao consumidor uma solução multimÃdia, completa, unificada – Apple, Google, Amazon e Microsoft.â€
 Para esse novo momento da Microsoft, o termo mais importante é “o consumidor no centroâ€. Em seguida, “integração†e “disponibilidade em diversos dispositivos e serviçosâ€. No Brasil, a empresa elegeu seus novos pilares: comunicação, com o Skype e o Outlook; conteúdo, com o portal MSN, o Bing e aplicativos para Windows 8; e entretenimento, com um Xbox remodelado, que vira uma plataforma expandida.
 O momento também tem seu Ãcone, o Windows 8, lançado em outubro no PaÃs. “Ele traz uma outra linguagem para PCs, celulares, tablets e gamesâ€, diz Swarowsky. “Muita gente tem me falado: ‘A Microsoft acordou para o design; os produtos estão mais bonitos e elegantes’.â€
 Clique aqui para ver vÃdeo e entrevista com Marcos Swarowsky
 Leia matéria completa sobre a estratégia da Microsoft para o Brasil na edição da ProXXIma Semanal para tablets iOs e Android.