Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Mídia Social 2012.

Socialbakers divulga balanço sobre principais acontecimentos e mostra as tendências nas redes sociais.

O ano de 2012 foi extremamente importante no universo do marketing social online. Ao longo do ano, a Socialbakers divulgou uma série de pesquisas e estudos sobre o crescimento das empresas no mundo das redes sociais. Portanto, neste primeiro mês de 2013, a companhia resolveu sintetizar os números e estudos do ano passado em 10 fatos marcantes para o seguimento.

1- Marcas apostam em fotos no Facebook
Em agosto, uma pesquisa apontou que 70% das mensagens compartilhadas pelas empresas eram fotos, seguido por links com 14%; atualizações de status geraram 10%; e vídeos que representam 6%. Em dezembro a porcentagem de fotos aumentou – 77% das postagens.

2- Foto também é a arma das marcas para virilizar conteúdo
As marcas apostam em fotos porque o número de compartilhamento por usuários é alto. Em agosto, 93% dos posts de marcas mais compartilhados eram fotos.

3- Usuários estão “curtindo†mais páginas
Segundo dados de outubro de 2009, os usuários se tornaram fãs de 4,5 páginas do Facebook. Este volume aumentou cerca de 30 páginas, no ano seguinte, e subiu para 36,7 “likes” em outubro de 2012.

4- Páginas aumentaram em 500% número de postagem
As Páginas aumentaram em cinco vezes o número de postagem em relação ao ano anterior. Foram 36,2 mensagens computadas em setembro de 2012.

5- ROE – a fórmula mágica para medir retorno de mídia 
O Socialbakers desenvolveu em 2012 um índice que mede nível de engajamento, repercussão e sociabilidade de um fã – o (Return on Engagement). Essa métrica permite que as empresas monitorem a maioria das ações dos usuários nas páginas das companhias.

6- Ãsia e Brasil – regiões de maior crescimento no Facebook
Ãsia consolidou a posição de continente com a maioria dos usuários do Facebook em 2012 – ultrapassando a América do Norte em maio e ocupando o lugar da Europa em agosto. Países, como a Ãndia, Japão, Indonésia, Vietnã, Coréia do Sul e Tailândia tiveram um papel vital para que o continente chegasse ao topo. Já o Brasil se tornou o segundo maior país em número de usuários. No ano passado, o País registrou quase 30 milhões de novos adeptos.

7- Facebook no mobile
Em setembro, o volume de usuários que acessam a rede via celular chegou a 604 milhões. Isso representa uma taxa de penetração de 60,4% dos usuários.

8- Segmentos da indústria que mais crescem
O Socialbakers analisou 14 diferentes indústrias no Facebook para saber quais segmentos mais evoluíram dentro da rede social de julho a setembro de 2012. Com 54 novas páginas, a indústria da saúde foi a que mais cresceu. Porém, a indústria que mais possui fãs no Facebook é a FMCG (Fast Moving Consumer Goods) – com a média de 300 mil pessoas por página.

9- Marcas precisam responder usuários 
Durante o segundo trimestre de 2012, cerca de 70% das questões feitas por usuários nas páginas das marcas não foram respondidas. Porém, as empresas melhoraram o sistema de contatos com os usuários no último trimestre do ano – 48% das consultas de clientes foram sanadas via respostas no Facebook – progresso de 18%.

10 – Marketing Social não é apenas sobre uma métrica, mas sobre todas elas
A Taxa de Engajamento, criada pela Socialbakers é uma métrica importante para saber a quantidade de interação dos usuários com as marcas e pode ser aplicada em qualquer rede social como Facebook, Twitter e Google+! Porém, como mídia social envolve interação humana é impossível analisar os fatos diante de apenas uma métrica. Por isso, outras ferramentas foram de extrema importância em 2012, como Fan Growth, Response Rate e Response Time – métricas que ajudam as marcas a monitorarem o desempenho em mídia social.

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012