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Nike é a mais desejada para os brasileiros.

Pesquisa da The Talent Business mostra marcas mais desejadas pelas agências nacionais.

A segunda edição da pesquisa Global Brand Owner Reputation Survey, realizada pela empresa de recrutamento The Talent Business, mantém a Nike como marca com a qual os diretores de agências brasileiras mais desejam trabalhar. Na sequência aparecem Adidas, Volkswagen, Google e Coca-Cola. “Os profissionais enxergam qualidade, propriedade e liberdade na Nikeâ€, avalia Ana Leme, diretora do escritório brasileiro da The Talent Business.

Neste ano, a pesquisa online solicitou a 59 profissionais nacionais, incluindo CEOs, diretores de criação e diretores de planejamento, que identificassem as marcas com as quais gostaria de trabalhar, e também aquelas consideradas indesejáveis. Também foi pedido que apontassem atributos dos clientes considerados importantes para as agências. Entre os fatores mais citados está a valorização das ideias, fator considerado extremamente importante para 70% dos entrevistados. Destaque também para o trabalho colaborativo, quesito apontado por 51% dos consultados.

Já a avaliação dos clientes mais desejados é feita a partir de uma lista com 29 marcas globais selecionadas, em Londres, pela sede da The Talent Business. Sobre cada uma delas, os profissionais de agências fazem avaliações baseadas em sete critérios, como responsabilidade social e presença de profissionais de marketing conceituados. A lista brasileira incluiu ainda três patrocinadores da Olimpíada de 2016 que não estavam na relação original inglesa: Nissan, Bradesco e Claro. 
Curiosamente, algumas marcas que não investem em publicidade no Brasil foram bem avaliadas, como o caso da Apple. “Mesmo não falando diretamente com o consumidor, os executivos atribuem um valor criativo muito grande aos produtos da marcaâ€, explica Ana Leme. Entretanto, em nível global, a empresa do setor de tecnologia caiu da segunda posição no ranking do ano passado para a quinta posição em 2013. 

Em todo o mundo, foram ouvidos 330 executivos de agências e a Nike também se sagrou bicampeã, com 76% de “muito desejávelâ€. Em seguida, aparecem Google, Volks- wagen, Adidas, Apple e Coca-Cola. Na outra extremidade da lista global, os piores desempenhos de 2013 são de L’oréal, Kellogg’s, General Motors, GlaxoSmith-Kline, Reckitt Benckiser e Colgate.  

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