Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.
Vivo, Coca-Cola e TIM são multadas.
Departamento de Defesa do Consumidor autuou as três companhias por propaganda enganosa.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), ligado ao à Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, multou a Coca-Cola, a Vivo e a TIM nesta terça-feira, 9, por veiculação de publicidade enganosa.
A Coca-Cola (Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil Ltda. – SAAB) recebeu a menor multa: R$ 1, 1 milhão. O motivo foi a oferta da bebida “Laranja caseiraâ€, que não deixava claro que o produto é um néctar (que contém aditivos e água) e não um suco.
Já a TIM foi multada em R$ 1,6 milhão pela campanha “Namoro a milâ€. Segundo o DPDC, a operadora “não demonstrou de forma clara e ostensiva as condições para o consumidor obter os minutos e torpedos promocionais†e o induzia ao erro em relação ao recebimento dos mil minutos e concessão de torpedos.
Incorreu no mesmo erro a operadora Vivo, mas em relação à campanha “Vivo de Natalâ€, que segundo o órgão de defesa do consumidor, veiculou mensagens que não apresentavam dados essenciais para que o consumidor ganhasse R$ 500 em ligações, mais 500 torpedos. Neste caso, houve a agravante de que a empresa vendeu quantia de pacotes maior que a de sua capacidade operacional. A companhia foi multada em R$ 2,2 milhões.