PROBLEMAS / OPORTUNIDADES
Atualmente a expansão dos serviços via web é crescente, e hoje o consumidor final adquire pacotes de viagem e passagens aéreas de forma rápida e sem necessidade de deslocamento. Algo facilitado pelas vantagens de pagamento, preços baixos e grande oferta. Porém, o que parece um benefício, tem se tornado transtorno para muitas pessoas. Estas muitas vezes não conseguem efetivar suas compras, reservas e voos. Assim, perderem dinheiro, caem em golpes e passam por grandes problemas em suas viagens. Além de não ser seguro, viajar sem um agente de viagens credenciado possibilita ao passageiro correr riscos desnecessários, colocando a própria vida em risco. O Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná preocupado com essa situação e sabendo do respaldo de um agente de viagens, procurou a Eikón Comunicação para criar uma campanha de conscientização dos consumidores e fortalecimento institucional dos profissionais da área.
SOLUÇÃO
A Eikón desenvolveu o conceito ?Viaje com agente?. O viés da campanha consistiu em representar os agentes de turismo como verdadeiros Anjos da Guarda de seus viajantes. Uma analogia ao agente de viagens que cuida dos detalhes da viagem, não deixando que os problemas cheguem a afetar os negócios ou o lazer. O público alvo foi atingido por meio de mídia aeroportuária. A escolha pela mídia deve-se ao intenso fluxo de viajantes, propiciando contato direto com os consumidores finais e impactando o publico final de forma eficaz. Um stand foi montado no desembarque do Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais. Neste três promotoras usavam asas de anjo e faziam a distribuição de panfletos explicativos, e cartilha turística da cidade de Curitiba. Além de enfatizarem o conceito da campanha. O marketing boca a boca( buzzmarketing) também influenciou conjuntamente com uma campanha de comunicação integrada (propagandas televisivas, materiais impressos e mídias em geral).
RESULTADOS
A ação se desenvolveu em um período de três meses e gerou mídia espontânea em jornais como Gazeta do Povo, Metro, entre outros e veículos direcionados ao segmento. Durante todo o processo se deu importância ao resultado qualitativo, ou seja, um posicionamento Institucional positivo do SINDETUR e dos profissionais de turismo do Paraná. As pessoas abordadas pelas promotoras acabavam contando fatos ocorridos em compras via internet e seus desdobramentos com elas ou amigos. Muitos se interessavam e realizam o ?Take One? (levam) o folheto impresso da campanha para outras pessoas. Desta forma, a campanha atingiu seu objetivo de manifestar o marketing boca a boca (buzzmarketing), e conscientizar a população da importância em escolher empresas idôneas e credenciadas. Consecutivamente, a campanha fomentou o aumento do número de filiações de agentes de turismo no Sindetur e gerou visibilidade nacional à entidade. A iniciativa do Sindetur ? PR mobilizou agencias locais que obtiveram retorno da valorização profissional gerada, viabilizando aumento nas vendas de pacotes e passagens por intermédio das agências, e melhoria na relação entre agência e cliente final como um todo.