Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.
As dez campanhas mais vistas no YouTube.
Com mais de 20,5 milhĂ”es de views, âVai Amarelarâ, da Gillette feito pela Africa, lidera o top ten. A agĂȘncia domina ranking 2012 do portal.
O YouTube divulga nesta segunda-feira, 10, ranking dos dez vĂdeos publicitĂĄrios mais vistos no Brasil em 2012. Em relação Ă lista do ano anterior, hĂĄ mudanças importantes. AlĂ©m de a audiĂȘncia ter crescido de maneira significativa, uma agĂȘncia dominou o top ten: a Africa. Ă criação dela o vĂdeo que ocupa o primeiro posto: âVai amarelar ou vai de Gilletteâ, com mais de 20,5 milhĂ”es de views.
O sucesso da campanha se desdobrou em outro filme, âVai amarelar ou vai de Gillette â O retornoâ, que se tornou o terceiro vĂdeo mais visto no ranking, com pouco mais de 13,5 milhĂ”es de views. Na segunda posição figura mais uma criação da Africa, âBebĂȘ â Sem papelâ, para o ItaĂș, com 15,4 milhĂ”es de views. O vĂdeo nasceu a partir de uma âcelebridadeâ do YouTube e conquistou uma forte audiĂȘncia.Â
Da lista das dez campanhas mais vistas em 2012 – veja os filmes abaixo -, seis sĂŁo da Africa. As demais agĂȘncias que participam desse ranking sĂŁo Loducca com a One Digital, New Energy com Wunderman, Fbiz e DM9DDB, as duas Ășltimas como as responsĂĄveis pela adaptação e compra de mĂdia de peças criadas fora do Brasil.
Em 2011, o topo da lista coube a âPĂŽneis Malditosâ, da LewâLara\TBWA para Nissan. Na Ă©poca em que o ranking foi divulgado, o vĂdeo tinha alcançado 13,5 milhĂ”es de views. E nenhuma agĂȘncia tinha emplacado mais do que uma peça na lista.
Para o YouTube, hĂĄ um sinal claro de evolução dos vĂdeos publicitĂĄrios. âNo ano passado, entre os cem vĂdeos com mais views no Brasil, havia apenas cinco anĂșncios. Este ano, sĂŁo 16â, revela Vivian Bravo, especialista de produtos de publicidade do YouTube para AmĂ©rica Latina. Isso quer dizer que os usuĂĄrios brasileiros estĂŁo apreciando mais as campanhas no portal. Vale destacar que o Brasil Ă© um dos cinco maiores mercados para o YouTube no mundo.
Ainda a respeito do top ten, Vivian ressalta outro ponto na anĂĄlise dos rankings 2011 e 2012: a elevação da qualidade do trabalho criativo. âAs agĂȘncias estĂŁo mais preocupadas com isso. E estĂŁo buscando o que Ă© relevante para quem estĂĄ no YouTube. HĂĄ muito de entretenimento nos vĂdeos, que nĂŁo significa apenas diversĂŁo. O filme da Nextel, por exemplo (o sĂ©timo da lista), tem um lado emotivoâ, esclarece.Â
MĂ©todo
A lista Ă© feita com uma ferramenta interna do Google, que Ă© utilizada globalmente pela equipe de engenheiros do YouTube (mesma metodologia adotada para apontar os vĂdeos gerais mais vistos por paĂs ao redor do mundo). Os nĂșmeros pĂșblicos de views consideram visualizaçÔes vindas de vĂĄrias partes, nĂŁo apenas do Brasil. O top ten se refere Ă audiĂȘncia brasileira. A base de anĂĄlises foi fechada no dia 21 de novembro. Por causa dessa data, pode haver diferenças nas visualizaçÔes de algumas peças.Â
Para saber mais, leia a reportagem completa na edição desta semana de Meio & Mensagem (a de nĂșmero 1539, com data de publicação de 10 de dezembro).
Confira o top ten (com nĂșmeros de views aproximados):
1Âș lugar – “Vai amarelar ou vai de Gillette”.Â
Anunciante – Gillette (P&G).Â
AgĂȘncia – Africa.Â
Views – 20,5 milhĂ”es.
2ÂșÂ – “BebĂȘ – Sem papel”.
Anunciante – ItaĂș.
AgĂȘncia – Africa.
Views – 15,4 milhĂ”es.
3ÂșÂ – âVai Amarelar? Ou vai de Gillette? O Retornoâ.
Anunciante â Gillette (P&G).
AgĂȘncia â Africa.
Views â 13,5 milhĂ”es.
4ÂșÂ – “Budweiser – Great preparation”.
Anunciante â Budweiser.
AgĂȘncia â Africa.
Views â 11,6 milhĂ”es.Â
5ÂșÂ – âStrip da Giseleâ.
Anunciante â Oral-B (P&G).
AgĂȘncia â Africa.
Views â 10,8 milhĂ”es.
6Âș – âCenas inĂ©ditas da transformação da Xuxaâ
Anunciante â Koleston/ Wella (P&G).
AgĂȘncia â New Energy e Wunderman.
Views â 10,7 milhĂ”es.Â
7ÂșÂ – âProtagonistas da minha histĂłriaâ.
Anunciante â Nextel.
AgĂȘncia â Loducca e One.
Views â 10,5 milhĂ”es.
8ÂșÂ – âDiga alĂŽ ao smartphone tela cheiaâ.
Anunciante â Motorola.
AgĂȘncia â Goodby & Silverstein e Fbiz (adaptação).
Views â 9 milhĂ”es.Â
9ÂșÂ – âReebok Real Flexâ.
Anunciante â Reebok.
AgĂȘncia â McGarryBowen e DM9DDB (adaptação).
Views â 8 milhĂ”es.Â
10ÂșÂ – Atchim e Espirro â A voltaâ.
Anunciante â Vick Vaporub (P&G).
AgĂȘncia â Africa.
Views â 6 milhĂ”es.