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As mais premiadas do ano.

AlmapBBDO, ParanoidBR, Pinacoteca do Estado de São Paulo e a campanha “Curiosismo” lideram o Ranking Meio & Mensagem.

Lançado nesta semana, o Anuário de Propaganda 2013 traz, pelo quarto ano consecutivo, rankings com o desempenho das agências nos principais festivais nacionais e internacionais. Depois da adição das listas de anunciantes e produtoras, no ano passado, a publicação inclui a partir de agora as campanhas mais premiadas (veja os primeiros colocados nas listas abaixo).

Considerando a temporada de 2012, AlmapBBDO, ParanoidBR, Pinacoteca do Estado de São Paulo e sua ação “Curiosismo”, criada pela F/Nazca S&S, são as campeãs do Ranking Meio & Mensagem. Na lista de agências, embora a Almap se consagre como pentacampeã (na primeira edição, em 2009, foi publicado também o resultado retroativo a 2008), a distância para a segunda colocada é a menor da série histórica. A Ogilvy assumiu a vice-liderança, com uma diferença de menos de 800 pontos.

Outra ampliação no alcance das informações disponibilizadas pelo Ranking Meio & Mensagem é a adição de mais um festival. Aos 17 eventos considerados nas edições anteriores foi acrescido um décimo-oitavo: o IF Design, que entra para o seleto grupo de festivais contabilizados — aqueles de melhor conceito entre as agências líderes do mercado brasileiro. Já eram computados os eventos globais Festival Internacional de Criatividade de Cannes, D&AD, One Show, Clio Awards, Festival de Londres, Art Directors de Nova York e Festival de Nova York; os ibero-americanos Wave Festival, El Ojo de Iberoamérica e Fiap — Festival Ibero-americano de Publicidade; e os nacionais Effie Awards Brasil, Festival do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, Prêmio Abril de Publicidade, Profissionais do Ano (Rede Globo), Festival Internacional de Publicidade do Rio de Janeiro (ABP), Prêmio Abemd, e Ampro Globes Awards.

Como cada uma dessas premiações tem seus critérios específicos, o agrupamento em listas únicas permite uma análise melhor sobre a performance de cada agência e anunciante, suas áreas mais fortes e mais fracas — já que, além do somatório geral por pontos, troféus e festivais, é possível consultar o resultado das mais bem colocadas em cada um dos meios considerados pelo Ranking Meio & Mensagem. Aqui também há novidades nesta edição: mais uma área foi adicionada: a de PR, acompanhando o ganho de importância que as estratégias de relações públicas conquistaram nos últimos anos nestes eventos. Além disso, a seção do ranking até então denominada Cyber passa a se chamar Digital, pois inclui também os prêmios conquistados nas categorias mobiles dos festivais. ­Outro incremento importante é a contagem dos troféus e pontos das competições de Film Craft, incorporadas na seção Film do Ranking Meio & Mensagem. Neste último caso, há um impacto considerável especialmente para a lista de produtoras de filmes, na qual é contabilizado somente o desempenho nas áreas de Film e, agora, Film Craft.

Até 2009, os então chamados Rankings AP tinham foco exclusivo na área da publicidade, incluindo os mais relevantes certames que têm por objetivo principal o reconhecimento de trabalhos criados para veiculação em TV e cinema (Film), rádio (Radio), internet (Cyber, agora renomeado para Digital) e mídias impressas — revistas e jornais (Press) — e exterior (Outdoor), além de campanhas integradas (Integrated). A partir de 2010, sua abrangência foi ampliada, com o cômputo dos prêmios conquistados nas ­áreas de ­marketing direto (Direct) e promoção (Promo). Na edição de 2011, ­outras ­duas áreas passaram a ser contempladas: Design e Big Idea. O Anuário de Propaganda 2013 publica todas as campanhas premiadas nestas disciplinas, acompanhadas das respectivas fichas-técnicas.

Para cada troféu ou medalha conquistados em todos os eventos considerados pelo Ranking Meio & Mensagem, foi adotada a pontuação utilizada em Cannes, que dá dez pontos para cada Grand Prix, sete para cada Ouro, cinco para cada Prata e três para cada Bronze. A cada um dos 18 festivais considerados foi atribuído um peso, levando-se em conta a abrangência, com os globais mais valorizados; o prestígio que desfrutam entre os profissionais de criação do mercado brasileiro; e a quantidade de troféus que distribuem, com privilégio aos mais seletivos.

Além do Ranking Meio & Mensagem, o Anuário de Propaganda 2013 traz informações de 3.681 agências, 409 produtoras e 384 gráficas de todo o País, incluindo dados de contato como endereços, telefones e e-mails, sendo que todos os dados são checados e atualizados pela equipe da publicação. O publicação completa-se com o Portfólio de Agências, que destaca trabalhos de 36 empresas. Já em sua versão online, o Portfólio de Agências (cliqueaqui) disponibiliza campanhas, listas de clientes, profissionais e novidades atualizadas constantemente de 75 agências. No site também estão disponíveis as informações cadastrais, principais executivos e clientes das 3.681 agências participantes para consulta gratuita, assim como o cadastro na newsletter semanal, que divulga novos trabalhos das agências participantes. O Portfólio de Agências também pode ser seguido no Twitter (@portfolio_mm). Já a compra da versão impressa do Anuário­ pode ser feita pelo telefone 0800 7700501.  

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