Essa é uma área para conversarmos sobre gestão e mercado, permeando as organizações e as ações adotadas para atingirmos os resultados.
Dedicamos esse espaço para a temática central "inteligência estratégica", pois acreditamos que sem a estratégia nenhum projeto, ação ou processo possui sentido.

As marcas mais digitais do Brasil.

Pesquisa ProXXIma ID, realizada junto aos consumidores, aponta Itaú, Fiat, Skol, Tim, Samsung, LG e Nike como as marcas com maior identidade digital.

Parece óbvio, mas não é. O que os consumidores querem é interagir com as marcas em todos os canais – seja na loja física, virtual, na TV, buscando informações na web ou conversando nas redes sociais. Apesar do investimento publicitário em digital ainda estar longe de ser expressivo no Brasil, quem deixou o discurso de lado e conseguiu integrar na prática on e off está se destacando na multidão. Poucas empresas de fato conseguiram se reinventar e estabelecer uma relação simbiótica entre digital, produtos e negócios. Aqui, são poucas – é verdade – mas já existem exemplos de quem está entendendo a importância do online para a comunicação. É o que mostra a pesquisa ProXXIma ID, realizada pela consultoria Troiano Pesquisa e Desenvolvimento de Marca, em parceria com a Plataforma ProXXIma. 

O levantamento, que ouviu mais de dois mil consumidores com acesso a internet, aponta que Itaú, Fiat, Skol, Tim, Samsung, LG e Nike são as marcas com maior inteligência digital no Brasil. Elas são as líderes nas categorias Bancos, Automóveis, Bebidas Alcóolicas, Telefonia, Eletrônicos, Eletrodomésticos e Vestuário/moda, respectivamente. “Essas marcas têm em comum uma coerência nas suas mensagens que se complementam em diversos canais. O consumidor não consegue avaliar exclusivamente o que as empresas fazem apenas no digital. Eles entendem a comunicação a partir dos múltiplos contatos que recebem no seu dia-a-dia, seja em uma agência física de um banco ou no siteâ€, avalia Ricardo Klein, diretor da Troiano e responsável pela pesquisa. 

A pesquisa avaliou o traço de caráter das marcas que usam os meios digitais de forma relevante e diferenciada, apesar de nenhuma delas terem nascido nesse ambiente. O estudo foi realizado entre os meses de julho e agosto de 2012, em duas fases. Na primeira etapa, 1.016 consumidores identificaram as marcas mais digitais no Brasil em cada uma das sete categorias. As mais citadas seguiram para a segunda fase da pesquisa, que ouviu mil pessoas que definiram o ranking das melhores. Dos entrevistados, 53% eram homens e 47% mulheres, com idade entre 18 e 54 anos, em sua maioria. Mais da metade, 56%, já utilizam a internet há mais de 10 anos e 57% usam a web mais de 35 horas por semana. 

“O ranking foi construído pelos próprios consumidores e como eles percebem as marcas no universo digital e a capacidade que elas têm de usar todas as plataformas. Por isso, não foram apontadas marcas novatas, apenas as mais representativas, que vem fazendo um trabalho consistente ao longo do tempoâ€, afirma Klein.

Na prática, o que as marcas líderes do ranking têm em comum é uma estratégia baseada em inovação, digitalização dos negócios, comunicação jovem e a capacidade de explorar terrenos desconhecidos e novos canais de comunicação. Não é de uma hora para a outra, nem com ações pontuais que se consegue deixar uma mensagem presente na cabeça e na vida dos consumidores. Se sua marca ainda não está nesta lista, veja como as empresas mais digitalizadas do Brasil estão mudando a sua história.

Por Roberta Queiroz

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012