Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Classe C diversifica meios.

Maior grupo de consumo brasileiro inclui novos meios no cotidiano; digital out-of-home, TV paga e revistas se destacam com maiores crescimentos.

O aumento da renda da nova classe média brasileira permitiu que ela incluísse novos meios em sua carteira de consumo. É o que revelam os Estudos Marplan EGM Next Generation. Em 2012, os meios que tiveram maior aumento de penetração no grupo socioeconômico foram o digital out-of-home, que ampliou 12 pontos percentuais entre os anos de 2011 e 2012, saltando de 30% de penetração para 42%; a TV por assinatura, que cresceu nove pontos (de 24% para 33%), as revistas impressas (sete pontos, de 32% para 39%) e impressas e online (seis pontos, de 33% para 39%). Variaram negativamente – mas dentro da margem estatística – rádios AM e FM, out-of-home e jornais (veja quadro abaixo).

Segundo o estudo, a televisão aberta se consolida como o meio de maior penetração (98%), seguida do rádio (AM e FM) (74%), rádios FM (67%) e out-of-home (63%). “A classe C foi e continua sendo importante para o fortalecimento e crescimento dos meiosâ€, relata Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Marplan. “Esses consumidores tomaram gosto, formaram hábito de consumir os meios de comunicaçãoâ€, completa. Oliveira destaca que as novas tecnologias tiveram um papel essencial nessa inclusão da classe C como consumidores de novos meios.  

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Eikón Comunicação 2012