Dedicamos esse espaço para a temática central "inteligência estratégica", pois acreditamos que sem a estratégia nenhum projeto, ação ou processo possui sentido.
Como aumentar vendas em campanhas online.
Aunica revela importância das estratégias para garantir o ROI.
Seja qual for o segmento, a mÃdia display tem um papel fundamental nos resultados do negócio digital. No entanto, para desenvolver estratégias de comunicação é importante possuir um processo analÃtico de mensuração, que permite o acompanhamento do histórico de conversão por meio de indicadores que vão além do tradicional ROI — Retorno sobre o Investimento — das campanhas.Â
Quando falamos de apontadores de desempenho (KPI- key performance indicator), o mais usual é analisar o último clique (LastAd), ou seja, o último contato que o consumidor tem com a marca antes da compra. Por isso, estratégias de marketing digital, baseadas somente neste indicador, tendem a substituir ou eliminar portais que não têm desempenho direto nas vendas. O que pode ser uma atitude equivocada, uma vez que o consumidor é atingido por diversos canais antes de finalizar o processo de aquisição de um bem ou serviço.
Por esse motivo, a AUNICA entende que uma boa estratégia analÃtica deve compreender todo o caminho percorrido pelo consumidor até a efetivação da venda. Assim, é possÃvel medir a influência indireta que os veÃculos produzem nas ações de marketing.
De acordo com estudos da Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA, 73% dos pontos de contato dos internautas com uma campanha são ignorados pela forma tradicional de mensuração. Para a Microsoft (Atlas), esta média é ainda maior e atinge, aproximadamente, 94%.
A estratégia de comunicação digital, em mÃdia display, desenvolvida pela Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA, atribui peso a cada etapa da campanha por meio de uma série de painéis com o comparativo de desempenho dos veÃculos. Para criar este processo, foram utilizadas as principais ferramentas do mercado aliadas a modelos estatÃsticos da AUNICA, que potencializam ainda mais as soluções e, assim, ajustam os pesos atribuÃdos à s conversões conquistadas. Dessa forma, a AUNICA consegue a ampliar o resultado das vendas dos clientes em, aproximadamente, 37%, sem alteração no valor de investimento.
Porém, é necessário que o anunciante aplique os valores e os critérios para suas diferentes peças no inÃcio da campanha. Além disso, existe a possibilidade de se levar em consideração outros atributos como frequência, recência – quantidade de dias entre o contato e a conversão –, e tamanho das peças.
No caso de um conhecido player do segmento de e-commerce, com uma campanha embasada nesta tecnologia, foi possÃvel aumentar em 36% o ROI de mÃdia online, com um crescimento de 35% nas vendas.
Com o acompanhamento, a Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA identificou os formatos e canais mais efetivos para o público-alvo, além de aconselhar o cliente a colocar um aporte de investimento maior em veÃculos que, antes, seriam eliminados do plano de mÃdia convencional. Dessa forma, os resultados se apresentaram 410% mais efetivos, o que refletiu no aumento das vendas.
Veja a representação da metodologia criada pela AUNICA:
CPA – Custo por Ação
Pela metodologia tradicional de medir os resultados de conversão do negócio (Last Ad), os dois melhores portais em conversão seriam o A e C, respectivamente. Os portais B, D, E teriam grandes chances de serem eliminados em futuros planos de mÃdia.Â
Pela metodologia da AUNICA, os portais que teriam melhor desempenho seriam os portais B e D. Portanto, antes de sair, migrar ou cortar os investimentos, tenha em mãos a informação certa!