Essa é uma área para conversarmos sobre gestão e mercado, permeando as organizações e as ações adotadas para atingirmos os resultados.
Dedicamos esse espaço para a temática central "inteligência estratégica", pois acreditamos que sem a estratégia nenhum projeto, ação ou processo possui sentido.

Como aumentar vendas em campanhas online.

Aunica revela importância das estratégias para garantir o ROI.

Seja qual for o segmento, a mídia display tem um papel fundamental nos resultados do negócio digital. No entanto, para desenvolver estratégias de comunicação é importante possuir um processo analítico de mensuração, que permite o acompanhamento do histórico de conversão por meio de indicadores que vão além do tradicional ROI — Retorno sobre o Investimento — das campanhas. 

Quando falamos de apontadores de desempenho (KPI- key performance indicator), o mais usual é analisar o último clique (LastAd), ou seja, o último contato que o consumidor tem com a marca antes da compra. Por isso, estratégias de marketing digital, baseadas somente neste indicador, tendem a substituir ou eliminar portais que não têm desempenho direto nas vendas. O que pode ser uma atitude equivocada, uma vez que o consumidor é atingido por diversos canais antes de finalizar o processo de aquisição de um bem ou serviço.

Por esse motivo, a AUNICA entende que uma boa estratégia analítica deve compreender todo o caminho percorrido pelo consumidor até a efetivação da venda. Assim, é possível medir a influência indireta que os veículos produzem nas ações de marketing.

De acordo com estudos da Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA, 73% dos pontos de contato dos internautas com uma campanha são ignorados pela forma tradicional de mensuração. Para a Microsoft (Atlas), esta média é ainda maior e atinge, aproximadamente, 94%.

A estratégia de comunicação digital, em mídia display, desenvolvida pela Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA, atribui peso a cada etapa da campanha por meio de uma série de painéis com o comparativo de desempenho dos veículos. Para criar este processo, foram utilizadas as principais ferramentas do mercado aliadas a modelos estatísticos da AUNICA, que potencializam ainda mais as soluções e, assim, ajustam os pesos atribuídos às conversões conquistadas. Dessa forma, a AUNICA consegue a ampliar o resultado das vendas dos clientes em, aproximadamente, 37%, sem alteração no valor de investimento.

Porém, é necessário que o anunciante aplique os valores e os critérios para suas diferentes peças no início da campanha. Além disso, existe a possibilidade de se levar em consideração outros atributos como frequência, recência – quantidade de dias entre o contato e a conversão –, e tamanho das peças.

No caso de um conhecido player do segmento de e-commerce, com uma campanha embasada nesta tecnologia, foi possível aumentar em 36% o ROI de mídia online, com um crescimento de 35% nas vendas.

Com o acompanhamento, a Equipe de Inteligência de Data Strategy da AUNICA identificou os formatos e canais mais efetivos para o público-alvo, além de aconselhar o cliente a colocar um aporte de investimento maior em veículos que, antes, seriam eliminados do plano de mídia convencional. Dessa forma, os resultados se apresentaram 410% mais efetivos, o que refletiu no aumento das vendas.

Veja a representação da metodologia criada pela AUNICA:

CPA РCusto por A̤̣o

Pela metodologia tradicional de medir os resultados de conversão do negócio (Last Ad), os dois melhores portais em conversão seriam o A e C, respectivamente. Os portais B, D, E teriam grandes chances de serem eliminados em futuros planos de mídia. 

Pela metodologia da AUNICA, os portais que teriam melhor desempenho seriam os portais B e D. Portanto, antes de sair, migrar ou cortar os investimentos, tenha em mãos a informação certa!

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012