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Itaú lidera ranking de queixas.

Órgão de defesa do consumidor (Procon-SP) recebeu mais de 600 mil queixas em 2012.

O Itaú Unibanco encabeça a lista das empresas mais reclamadas ao Procon-SP, referente ao ano de 2012. A instituição financeira recebeu 1108 reclamações e deixou de atender quase 60% delas: apenas 461 queixas foram atendidas pelo banco, que manteve o nada desejado título de campeão das reclamações em posse do setor financeiro. 

Primeiro colocado no ano passado, o Bradesco ficou em terceiro lugar neste novo ranking do Procon-SP. Entre os dois, aparece a primeira operadora de telefonia, outro setor que se destacou negativamente. Com 1006 reclamações, a Claro foi a vice-campeã – atendeu 796 das queixas, índice próximo de 80%. 

Ao todo, o total de atendimentos no Procon-SP, ao longo de 2012, foi de 602.611. O número inclui consultas, orientações e queixas e representa uma diminuição de 17% em relação ao registrado em 2011. Veja aqui o ranking completo aqui. 

A lista considera os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas – demandas de consumidores que não foram solucionadas na fase inicial do atendimento e para as quais foram abertos processos administrativos. 

Veja abaixo o gráfico que divide as reclamações pelo setor de atividade.

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