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NY substitui telefones públicos.

Além de Nova York, o Rio de Janeiro está na rota de expansão internacional do serviço high-tech.

Por Cibele Santos

A prefeitura de Nova York, em parceria com as empresas Cisco IBSG e City24/7, inaugurou oficialmente na terça-feira, 20, os quiosques equipados com touch-screens de 32 polegadas que começaram a ser testados em abril – os “Smart Screensâ€, que nos próximos anos deverão substituir todos os 12,8 mil telefones públicos da cidade.

Conectados à internet e com recursos de toque, voz e áudio, os “tablets gigantes†fornecem informações gratuitas e em tempo real sobre lojas, bares, restaurantes, mapas de ruas e de estações de metrô, trajetos de ônibus, serviços públicos, pontos turísticos, teatros, cinemas, etc, situados num raio de dois quarteirões quadrados de cada quiosque. Todas as informações, e mesmo cupons de descontos oferecidos pelo comércio local, podem ser armazenados no celular ou outro device via bluetooth, código QR e outros mecanismos. Ferramentas de back-end da Cisco também integram o sistema de emergência 911 e o serviço de informação pública 311, que, além de atenderem reclamações e pedidos de ajuda, alertam sobre situações de risco e locais onde as pessoas podem se abrigar em caso de perigo. 

Disponibilizadas em vários idiomas, as Smart Screens também podem ser acessadas via wifi por smartphones, tablets e laptops, e contam com recursos sofisticados para atendimento de deficientes físicos, visuais e auditivos. 

Além de ultra-resistentes a choques, as telas são à prova d’água e de poeira, e facilmente laváveis. Um dado interessante e que mostra a boa recepção popular à iniciativa, observou Tom Touchet, CEO da City 24/7, é que não houve registro de casos de vandalismo em nenhum dos locais onde os quiosques foram testados. 

Publicidade 
Segundo o white paper da Cisco, toda a receita do serviço gratuito será gerada por publicidade (exterior, mobile, online e WiFi), patrocínios corporativos, fees de transações, promoções e agregação de dados. “As Smart Screens oferecem uma nova e lucrativa oportunidade para os anunciantes se conectarem e alcançarem os consumidores locais. Isso porque a publicidade oferecida nas telas ou entregue a smartphones e tablets pode ser altamente customizada para as condições locais – por exemplo, de acordo com os horários do dia (o restaurante mais próximo pode oferecer um cupon de entrada para sua happy hour), a temperatura exterior (a cafeteria do quarteirão dá um desconto no café quando a temperatura ficar abaixo de 10ºC), e mesmo segundo a intensidade do sol (a loja de conveniência local faz uma promoção de filtro solar quando o índice UV atinge níveis perigosos).â€Â 

O período de testes também registrou alguns fatores importantes, como o alto engajamento dos usuários com os anúncios e uma forte correlação entre localização e consumo. “Combinadas, essas descobertas indicam uma grande probabilidade de as pessoas reagirem às promoções e ofertas que recebem.â€

Expansão 
Nesta primeira fase do lançamento, que irá até o início de 2013, a City24/7 planeja instalar 250 quiosques em Nova York e aprimorar os aplicativos mobile, a segurança, os feeds de informação, a publicidade baseada em localização e as chamadas por vídeo, além de introduzir técnicas de “gamificaçãoâ€.

A segunda fase, que será iniciada “quando os quiosques atingirem massa crítica em Nova Yorkâ€, inclui a expansão para Los Angeles e Londres, e em seguida para outros mercados dos EUA, Canadá, Europa, Ãsia e Brasil – onde a cidade citada pela Cisco é o Rio de Janeiro.

Em última instância, observa o relatório, “a meta da City24/7 é potencializar a comunicação de duas vias, em tempo real, entre prefeituras, empresas e cidadãos de cada município, de modo a viabilizar as ‘Smart Cities’ do futuro.â€

Veja aqui, em tempo real, o menu interativo da Smart Screen de Nova York, e aqui o white paper da Cisco.

 

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