Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Os bons argumentos da criatividade.

Donald Gunn apresenta números que relacionam diretamente os grandes cases da publicidade com ótimos resultados para as marcas.

 Em tempos de internet, retorno sobre investimento e análise de dados, é comum as pessoas caírem no discurso de que as campanhas amparadas em grandes ideias muitas vezes não trazem os resultados na velocidade esperada pelo cliente.

Com números nas mãos, Donald Gunn, fundador do Gunn Report, mostrou que a qualidade da ideia está diretamente relacionada a ótimos resultados de negócios. “Com a internet, as grandes ideias não somente seguem funcionando bem, mas trazem resultados ainda melhores”, aponta.

A partir de um índice que leva em conta os resultados de negócios e evolução de market share a partir de uma campanha, antes de 2005, quando a força da internet não era tão grande, o índice de retorno de campanhas não criativas era de 1,3. E depois desse período, caiu para 0,5. Por outro lado, campanhas premiadas por sua criatividade em festivais, que já tinham um índice de 3,5 antes de 2005, saltaram para 6,2 a partir daquele ano. “Isso mostra o quanto a criatividade se torna mais importante do que antes”, conclui Gunn.

Alguns exemplos de que a boa publicidade segue valorizada: segundo Gunn, 10% dos novos assinantes de TV paga nos Estados Unidos citam a qualidade da publicidade como uma razão para assinar o serviço.

Ele citou ainda cases que fizeram sucesso em festivais recentes e que tiveram ótimos resultados de negócios. “Dads in slips”, comercial argentino premiado com o Grand Prix de Film no Wave, além de um Ouro no Festival de Cannes no ano passado, ampliou o market share da marca de ar condicionado BGH em 16%.

Já a ação de Chrysley, “Born on Fire”, que levou um Ouro em Film em Cannes há dois anos, ajudou a marca a exceder sua expectativa de vendas em 200%. O case “Três porquinhos”, do jronal Guardian, ampliou a leitura da versão online do jornal em 19%. E a ação Small Business Saturday fez com que 500 mil pessoas adotassem ferramentas da Amex. Sem contar que a data em homenagem aos pequenos negócios fosse aprovada pelo congresso norte-americano.

Mas não só de resultados comerciais vive uma marca. A ação que colocou um grande pôster do ditador Ben Ali em um importante ponto da Tunísia, ajudou a participação nas urnas a chegar a 88% da população – antes da ação, apenas 55% diziam ter intenção de votar.

A divugação desses dados reforça o papel de Gunn como defensor da criatividade e dos festivais que reconhecem os melhores trabalhos do mundo. “A função do Gunn Report é identificar os melhores trabalhos e quem os está fazendo, para celebrá-los e levar essa informação a todos”, resume Gunn que, pela quarta vez, participou do Wave Festival.

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Eikón Comunicação 2012