Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Super Bowl celebra melhor da publicidade.

Audi, Bud e Volkswagen têm os melhores comerciais. Confira todos aqui.

O Super Bowl, realizado na noite deste domingo, 3, teve três grandes shows: o de Beyoncé, no intervalo do jogo, o de Baltimore Ravens e San Francisco 49ers em campo (no emocionante 34 a 31 decidido nos segundos finais a favor do primeiro), e o das agências norte-americanas, que capricham nos comerciais veiculados durante o evento e tentam mostrar o seu melhor diante do público e, claro, do próprio mercado publicitário.

O espaço publicitário avaliado em quase US$ 4 milhões por 30 segundos costuma atrair grandes marcas, mas também outras não tão conhecidas do público brasileiro. Em comum, o objetivo de causar impacto em um público que será superior a 100 milhões de pessoas, multidão que nenhum outro programa da TV americana é, de longe, capaz de reunir. Isso, sem mensurar o buzz online. No Super Bowl, afinal, a publicidade é tão esperada pelo público quanto o próprio jogo.

Uma característica típica dos comerciais para o evento é a busca dos anunciantes pelo aspecto emotivo, o que torna os comerciais do Super Bowl verdadeiras peças de entretenimento. O humor está presente em uma parte considerável dos spots, mas outros sentimentos também ajudam a variar o mix dos comerciais. Por isso, é no intervalo do Super Bowl que acontece o grande show da publicidade norte-americana.

Confira uma seleção com os cinco melhores comerciais, segundo levantamento do Wall Street Journal (o resultado foi obtido logo após o jogo, e é possível que haja variações ao longo dos dias):

1) Um dos comerciais mais emocionantes envolveu o cavalo da raça Clydesdale, de Budweiser. A peça mostra a história da amizade entre um homem e o mascote.

 2) O filme conta a história de um garoto que, com as chaves do Audi de seu pai, sai com toda a animação para curtir a noite. O final foi escolhido pelo público em votação.

 3) Dona dos naming-rights do estádio onde se disputou o Super Bowl, a Mercedes-Benz divulgou seu novo sedan CLA, com destaque para a trilha “Simpathy for the devil”, dos Rolling Stones, além da presença dos astros Usher, Kate Upton e Willem Dafoe.

 
 
4) O ator Dwayne “The Rock” Johnson corre atrás do leite matinal. Foi a cota de bom-humor dentre os comerciais mais populares.

 
5) Um dos comerciais polêmicos do Super Bowl, pois mostrava pessoas de pele branca falando como jamaicanos. Alguns apontaram racismo, mas entidades ligadas à comunidade jamaicana não enxergaram a questão dessa maneira.

 

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012