Comunicar é dividir algo em comum. Aqui vamos apontar tendências e o que vem seduzido o mundo.
Em propaganda, publicidade, marketing e coolhunting.

Viral “perigosoâ€.

Vídeo: campanha de serviço público na Austrália já foi assistida mais de 31 milhões de vezes no YouTube.

O ranking Viral Video Chart da Advertising Age, que há duas semanas é liderado pela campanha de serviço público “Dumb ways to die†(veja o vídeo abaixo), da operadora ferroviária australiana Melbourne Metro Trains, coincidiu nesta semana com a trágica morte de um passageiro na estação do metrô de Nova York, criminosamente empurrado para os trilhos por outro passageiro. O fato teve grande repercussão e rendeu duras críticas ao jornal The New York Post, que publicou uma foto tirada segundos antes da queda.

Bad timing ou não, o fato é que a campanha, criada pela McCann Melbourne, é um dos raros casos de peças de serviço público que se tornam virais assim que são lançadas. A Dumb ways to die (“formas estúpidas de morrerâ€) já foi assistida mais de 31 milhões de vezes no YouTube (quase 7,8 milhões nesta semana) e gerou mais de 100 clips, tanto de covers da trilha sonora quanto de paródias do desenho animado. 

Na campanha da McCann, o refrão da música se repete em diferentes exemplos bem-humorados de situações perigosas (como cutucar um urso, tomar remédio sem receita médica, ter cobras como bichos de estimação, usar fantasia de alce na temporada de caça, etc), até mostrar, no final, três situações relacionadas a trens que devem ser evitadas (cruzar a linha de segurança na plataforma, descer para os trilhos e ultrapassar cancelas na passagem de trens).

“Vamos esperar que a música e as paródias não ofusquem a mensagem: a segurança ferroviária é uma coisa séria e muito importante. A tragédia em Nova York nos faz pensar se esse tipo de anúncio público dá o peso adequado à questão. Mas não é fácil balancear esses vídeos, que precisam ao mesmo tempo ser informativos e interessantes para se tornarem viraisâ€, diz a Ad Age. 

Uma abordagem leve de temas sérios também foi o segredo do sucesso de outra campanha anterior — a “Embrace Lifeâ€, destinada a promover o uso de cinto de segurança –, que em 2010 foi a grande vencedora do YouTube Ad of the Year Award e do Viral Video Award da Ad Age.

Veja aqui os Top 10 vídeos desta semana, e acesse os links para as outras campanhas citadas acima.

Deixe seu comentário





Eikón Comunicação 2012