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Volkswagen investe em marketing digital.

Com transmissão do Salão do Automóvel de SP pela web, montadora quer se posicionar como uma das mais inovadoras do mercado.

Por Juliana Mariz

De repente, sem qualquer sobreaviso, uma fila enorme se formava no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel, que aconteceu até o começo deste mês, no Anhembi, em São Paulo. Seguranças, num primeiro momento, foram pegos de surpresa. Depois até se acostumaram com o frenesi causado pela bola VW, patrocinadora da seleção brasileira, com o logotipo da CBF. Mas o mais curioso é que “o chamado†era feito pela página da montadora no Facebook. E dizia assim: “ligue para seu amigo que está no Salão do Automóvel e fale para ele aparecer ao vivo 360 dentro do novo Fusca.†Os dez primeiros participantes ganhavam a bola.

Essa é apenas uma amostra das ações feitas pela Volks no salão automobilístico. As promoções envolveram as redes sociais, em um engajamento pouco visto entre consumidores e marcas. “Nossa intenção era levar o evento para pessoas que não poderiam ir“, afirma Fabio Rabelo, gerente de marketing digital e CRM da VW.

Mas a estratégia criada por Rabelo tinha uma estrela principal: a câmera 360 que permitiu transmissão ao vivo das novidades. Em parceria com a produtora Sétima Arte, a VW criou um canal de televisão especialmente para o salão. “Passamos conteúdos gravados, com entrevistas, mostrando os carros; mas também transmitimos ao vivo o que acontecia pelas redes sociais. Os carros da VW são embarcados de tecnologia. Também quisemos propor uma solução moderna e tecnológicaâ€, conta Fernando Palermo, sócio da Sétima Arte.

Em um dos momentos, a câmera, da empresa holandesa Yellow Bird, foi instalada dentro do novo Fusca. Com a visão 360 dava para “girar†e ver todos os detalhes. Quem assistia também ouvia as opiniões de quem estava dentro do carro. Dessa forma, a empresa conseguiu monitorar os comentários e colecionar opiniões espontâneas sobre o lançamento.

Outra promoção pedia para os frequentadores narrar um pênalti do Neymar de dentro do novo Gol. O melhor narrador vai para Londres assistir ao jogo do Brasil e Inglaterra em fevereiro de 2013.

E os resultados foram comemorados: 35 mil pessoas acessaram o link para assistir as transmissões ao vivo e ficaram, em média, 3,5 minutos curtindo a programação. “Teve pessoas que ficaram uma hora e meiaâ€, afirma Fabio. “Superou nossas expectativas. Não tínhamos referência, foi uma ação inéditaâ€, afirma Fernando. Segundo Fabio, as transmissões pelo Facebook impactaram mais de 1 milhão de pessoas.

“Estamos cada vez mais preparados para esse novo modelo de comunicaçãoâ€, confirma Fabio. Ele faz suspense sobre o que podemos esperar para o próximo ano, mas garante: “Queremos ser benchmarking. Posso afirmar que teremos uma verba bastante interessanteâ€, completa.

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