PROBLEMAS / OPORTUNIDADES
Em abril, o Edifício Maringá,localizado na área central de Curitiba, foi reinaugurado após revitalização completa, realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA), cujas obras incluíram reformulação integral de todas as instalações com “o intuito de prestar benefícios aos advogados, condizentes com a profissão, como estrutura de coworking, biblioteca e núcleo de saúde e bem-estar”, afirma o diretor-tesoureiro da CAA, Fabiano Baracat.
SOLUÇÃO
“A identidade visual externa superou a todas às expectativas.Tornou-se uma referência não só para o sistema OAB, como também para a revitalização do Centro de Curitiba”, comenta Baracat que acrescenta ainda que “o projeto das logomarcas da OAB e da CAA, implantadas na fachada externa do edifício, e sua iluminação, é pioneiro em Curitiba, destacando o edifício entre os demais”.
A proposta foi a de criar painéis temáticos para compor a decoração das salas de convivência e salas de reunião e biblioteca.Optamos pelo uso de imagens de impacto histórico tanto do imóvel, quanto dos primeiros dirigentes ao longo das décadas da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados. O briefing do projeto consistia em desenvolver uma identidade visual moderna e sofisticada para toda a sinalização visual do edifício. Um conceito moderno transmitido pela utilização de uma gama de cores sofisticada e sóbria, modernizada pelas linhas retas da tipologia utilizada na nomenclatura dos espaços de convivência criados. Pontos
RESULTADOS
O projeto e a instalação da identidade visual contemplaram qualidade, criatividade e agilidade. O prazo completo – da concepção, produção à instalação das peças de identidade visual – foi estimado em 60 dias úteis, contudo foi realizado em tempo recorde. A Eikón lidou com dois grandes desafios: a amplitude de um projeto cujo tempo de desenvolvimento seria de 60 dias e foi realizado em 20. “A execução e a logística de instalação das logomarcas iluminadas na fachada lateral do edifício foi algo inédito em Curitiba, por conta da complexidade de instalação e dimensão das placas. Realizamos uma ‘operação de guerra’, bloqueando ruas, utilização de três caminhões, rapel e guindaste”, informa o publicitário Wouk.
Segundo o diretor-tesoureiro da CAA, Fabiano Baracat, o projeto desde o início foi muito célere, por conta da urgência na inauguração do Edifício que tinha data previamente agendada para o evento e com confirmações de presença de autoridades de todo o país. “Desde a contratação até o início dos trabalhos tudo evoluiu muito rápido. E às vésperas da inauguração surgiram novas necessidades inicialmente não previstas, e a agência Eikón Comunicação, conseguiu atendê-las eficazmente”, comenta Baracat.