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As dez campanhas mais vistas no YouTube.

Com mais de 20,5 milhĂ”es de views, “Vai Amarelar”, da Gillette feito pela Africa, lidera o top ten. A agĂȘncia domina ranking 2012 do portal.

O YouTube divulga nesta segunda-feira, 10, ranking dos dez vĂ­deos publicitĂĄrios mais vistos no Brasil em 2012. Em relação Ă  lista do ano anterior, hĂĄ mudanças importantes. AlĂ©m de a audiĂȘncia ter crescido de maneira significativa, uma agĂȘncia dominou o top ten: a Africa. É criação dela o vĂ­deo que ocupa o primeiro posto: “Vai amarelar ou vai de Gillette”, com mais de 20,5 milhĂ”es de views.

O sucesso da campanha se desdobrou em outro filme, “Vai amarelar ou vai de Gillette – O retorno”, que se tornou o terceiro vĂ­deo mais visto no ranking, com pouco mais de 13,5 milhĂ”es de views. Na segunda posição figura mais uma criação da Africa, “BebĂȘ – Sem papel”, para o ItaĂș, com 15,4 milhĂ”es de views. O vĂ­deo nasceu a partir de uma “celebridade” do YouTube e conquistou uma forte audiĂȘncia. 

Da lista das dez campanhas mais vistas em 2012 – veja os filmes abaixo -, seis sĂŁo da Africa. As demais agĂȘncias que participam desse ranking sĂŁo Loducca com a One Digital, New Energy com Wunderman, Fbiz e DM9DDB, as duas Ășltimas como as responsĂĄveis pela adaptação e compra de mĂ­dia de peças criadas fora do Brasil.

Em 2011, o topo da lista coube a “PĂŽneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan. Na Ă©poca em que o ranking foi divulgado, o vĂ­deo tinha alcançado 13,5 milhĂ”es de views. E nenhuma agĂȘncia tinha emplacado mais do que uma peça na lista.

Para o YouTube, hĂĄ um sinal claro de evolução dos vĂ­deos publicitĂĄrios. “No ano passado, entre os cem vĂ­deos com mais views no Brasil, havia apenas cinco anĂșncios. Este ano, sĂŁo 16”, revela Vivian Bravo, especialista de produtos de publicidade do YouTube para AmĂ©rica Latina. Isso quer dizer que os usuĂĄrios brasileiros estĂŁo apreciando mais as campanhas no portal. Vale destacar que o Brasil Ă© um dos cinco maiores mercados para o YouTube no mundo.

Ainda a respeito do top ten, Vivian ressalta outro ponto na anĂĄlise dos rankings 2011 e 2012: a elevação da qualidade do trabalho criativo. “As agĂȘncias estĂŁo mais preocupadas com isso. E estĂŁo buscando o que Ă© relevante para quem estĂĄ no YouTube. HĂĄ muito de entretenimento nos vĂ­deos, que nĂŁo significa apenas diversĂŁo. O filme da Nextel, por exemplo (o sĂ©timo da lista), tem um lado emotivo”, esclarece. 

MĂ©todo

A lista Ă© feita com uma ferramenta interna do Google, que Ă© utilizada globalmente pela equipe de engenheiros do YouTube (mesma metodologia adotada para apontar os vĂ­deos gerais mais vistos por paĂ­s ao redor do mundo). Os nĂșmeros pĂșblicos de views consideram visualizaçÔes vindas de vĂĄrias partes, nĂŁo apenas do Brasil. O top ten se refere Ă  audiĂȘncia brasileira. A base de anĂĄlises foi fechada no dia 21 de novembro. Por causa dessa data, pode haver diferenças nas visualizaçÔes de algumas peças. 

Para saber mais, leia a reportagem completa na edição desta semana de Meio & Mensagem (a de nĂșmero 1539, com data de publicação de 10 de dezembro).

Confira o top ten (com nĂșmeros de views aproximados):

1Âș lugar – “Vai amarelar ou vai de Gillette”. 
Anunciante – Gillette (P&G). 
AgĂȘncia – Africa. 
Views – 20,5 milhĂ”es.

2Âș – “BebĂȘ – Sem papel”.
Anunciante – ItaĂș.
AgĂȘncia – Africa.
Views – 15,4 milhĂ”es.

3Âș – “Vai Amarelar? Ou vai de Gillette? O Retorno”.
Anunciante – Gillette (P&G).
AgĂȘncia – Africa.
Views – 13,5 milhĂ”es.

4Âș – “Budweiser – Great preparation”.
Anunciante – Budweiser.
AgĂȘncia – Africa.
Views – 11,6 milhĂ”es. 

5Âș – “Strip da Gisele”.
Anunciante – Oral-B (P&G).
AgĂȘncia – Africa.
Views – 10,8 milhĂ”es.

6Âș – “Cenas inĂ©ditas da transformação da Xuxa”
Anunciante – Koleston/ Wella (P&G).
AgĂȘncia – New Energy e Wunderman.
Views – 10,7 milhĂ”es. 

7Âș – “Protagonistas da minha histĂłria”.
Anunciante – Nextel.
AgĂȘncia – Loducca e One.
Views – 10,5 milhĂ”es.

8Âș – “Diga alĂŽ ao smartphone tela cheia”.
Anunciante – Motorola.
AgĂȘncia – Goodby & Silverstein e Fbiz (adaptação).
Views – 9 milhĂ”es. 

9Âș – “Reebok Real Flex”.
Anunciante – Reebok.
AgĂȘncia – McGarryBowen e DM9DDB (adaptação).
Views – 8 milhĂ”es. 

10Âș – Atchim e Espirro – A volta”.
Anunciante – Vick Vaporub (P&G).
AgĂȘncia – Africa.
Views – 6 milhĂ”es.

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